Contagem decrescente #5: A tese!
Desde o início do curso que sempre pensei que fazer a tese seria a coisa mais chata de se fazer. Bem após seis meses de trabalho devo dizer que correu melhor do que eu estava à espera! Vou então explicar-vos sobre o que é a minha tese à laia de: A tese da Popota para tótós!
Ora bem, então todos já ouviram falar sobre o L.casei do actimel?! Então o L.casei é uma bacteria (existem outras como os bifidus dos iogurtes activia) que trás muitos benefícios ao nosso organismo se for ingerida em quantidades certas e chegar até aos nossos intestinos. Ora acontece que como o nosso estomâgo é muito ácido muitas vezes grande parte das bactérias morrem e não chegam ao intestino em quantidade suficiente. Ora o meu trabalho é produzir uma cápsula (é microscópio!) que proteja as bactérias fazendo com que elas cheguem em quantidade suficiente aos intestinos e sejam mais eficazes. Depois de optimizado o processo de encapsulação foi pegar nas cápsulas produzidas e ver se elas eram estáveis nos alimentos (queijo, gelado, leite, iogurte) durante o tempo de armazenamento ( mais ou menos 1 mês) e em condições simuladas do estomâgo e dos intestinos (eu não tinha nenhum estomâgo a fingir, era só uma solução com características semelhantes aos sucos gástricos). E pronto é isto!
Ontem foi o meu último dia de trabalho! Foi dia de arrumar as coisas e vir embora. Agora só volto lá para apresentar o trabalho na terça-feira. Não fiquei triste por vir embora, senti que o meu trabalho ali estava feito. No entanto é estranho saber que segunda-feira vou acordar e não vou para o laboratório como quase todos os dias ao longo dos últimos seis meses! É um misto de nostálgia com medo provocado pela incerteza do futuro que não se prevê fácil!
Enfim vou deixar-vos algumas imagens das minhas meninas!
Frasquinhos com as minhas cápsulas!
As cápsulas vistas ao microscópio!
Apresento-vos o L.casei!
Very interesting =)
ResponderExcluir